O que é wayfinding: a aplicação do design na sinalização corporativa

O que é wayfinding: a aplicação do design na sinalização corporativa

O que é wayfinding: a aplicação do design na sinalização corporativa

O que é wayfinding: a aplicação do design na sinalização corporativa

Bem sabemos que, o fato de ficarmos perdidos em um lugar por não sabermos nos locomover dentro dele pode ser extremamente estressante e inconveniente. No entanto, este problema pode ser resolvido usando algumas técnicas como o wayfinding. Mas afinal, o que é wayfinding e como este método pode nos auxiliar dentro de um espaço que desconhecemos?

Para entender tanto o conceito quanto a parte prática desta ferramenta, vamos, com este texto, demonstrar a aplicação do wayfinding nas empresas, bem como listar suas etapas e suas vantagens para as organizações que resolvem adotá-lo em seus ambientes.

O que é o wayfinding?

O wayfinding se caracteriza por ser um sistema de informações tanto visuais quanto auditivas ou táteis, que, devido à sua capacidade de comunicação, são capazes de orientar uma pessoa em um determinado local.

A partir disso, podemos notar que o wayfinding é largamente utilizado na sinalização de empresas que desejam otimizar o acesso a todos os seus espaços. 

É importante destacar que, de igual maneira, esta técnica pode ser aplicada, também, como forma de sinalização externa para nos orientar a chegar em um certo destino.

Etapas do wayfinding

Na busca por entender sobre o que é wayfinding, é fundamental que compreendamos, de maneira clara, as etapas que o envolve. Tendo cada uma suas características específicas, são estas:

1 – Orientação

Trata-se da parte onde acionamos o nosso senso de posicionamento, uma vez que, a partir dela, conseguimos estabelecer um primeiro plano de onde queremos chegar dentro de um espaço.

2 – Escolha de rota

Nesta etapa, por meio de indicações contínuas, somos levados a selecionar o caminho que nos leve ao espaço que pretendemos estar.

3 – Observação da rota

Aqui, buscamos por referências para dar-nos a certeza de que, de fato, estamos na direção certa rumo ao destino que necessitamos chegar.

4 – Reconhecimento do destino

Ocorre quando temos a certeza de que chegamos ao destino que pretendíamos quando começamos uma rota. Pode ser evidenciada com alguma indicação de que, o local onde se está realiza a finalidade pretendida por um cliente.

Vantagens do wayfinding para a sua empresa

A escolha pela aplicação do wayfinding nos espaços de sua empresa traz consigo um conjunto de vantagens que são importantes, tanto para sua empresa quanto para seus clientes, em relação à experiência destes enquanto estão dentro das instalações de sua empresa. Dentre estas, podemos destacar:

  • Facilidade no acesso à todos os ambientes, evitando perca de tempo e demais reclamações por parte dos clientes
  • Agrega valor ao espaço, por ser um elemento estético de destaque
  • Aumento da presença da marca, a partir da presença de elementos físicos na interação com os clientes

Conte com uma empresa de comunicação visual experiente

Como vimos, quando uma empresa entende o real sentido sobre o que é wayfinding, ela tem acesso a uma série de vantagens. Entretanto, para que estas sejam aproveitadas da melhor forma possível, em seu processo de implantação, é preciso contar com o apoio de uma empresa de comunicação visual que seja experiente e qualificada.

Aqui, na Profix Comunicação Visual, você tem à sua disposição os serviços de uma empresa de qualidade e com experiência no mercado. Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e faça um orçamento. Estamos prontos para atender as necessidades de sua empresa.

Precisa de ajuda? Converse conosco