Conheça um pouco mais sobre o ACM (alumínio composto)

Conheça um pouco mais sobre o ACM (alumínio composto)

Conheça um pouco mais sobre o ACM (alumínio composto)

Conheça um pouco mais sobre o ACM (alumínio composto)

O ACM (alumínio composto) é a nova tendência do mercado no que se diz respeito a revestimento. Sigla de Aluminium Composite Material, ou seja, Material de Alumínio Composto, a chapa de ACM é formada por uma camada de polietileno de baixa densidade, revestida por duas lâminas de alumínio em ambas as faces e com espessura padronizada de 3 mm.

Essa composição confere ao material melhor relação entre peso e resistência se comparado aos demais insumos existentes no mercado para aplicação em fachadas. Possui alta resistência, extrema rigidez, leveza e acabamento perfeito, além da praticidade de manutenção e conservação.

Com o desenvolvimento da arquitetura e dos procedimentos aplicados na construção civil, as chapas de ACM estão sendo cada vez mais utilizadas.

Entre seus diversos atributos destaca-se sua condição de maleabilidade, característica que dá a esse painel metálico grande facilidade de conformação.

Com o material é possível, por exemplo, moldar formas esculturais. Enquanto outros revestimentos costumam refletir o desenho da estrutura, no caso, o painel de alumínio pode, por si, constituir a linguagem da edificação.

É um material muito utilizado para revestimento de fachadas, como pilares, marquises, testeiras e, até mesmo, em fachadas contínuas, em composição com vidros.

Chapas de ACM BH

Painéis de ACM – Belo Horizonte

Os painéis de ACM podem receber uma diversidade de acabamentos por meio da pintura a base de poliéster, que contribui para aumentar a durabilidade do material. As chapas estão disponíveis em diversas cores, de acordo com catálogo do fornecedor, nas opções brilho ou fosco. A pintura a base de poliéster, permite acabamentos requintados que simulam metais, aço escovado prata e ouro, madeira. Possui garantia pela fábricas de 5 anos de acordo com condições pré-estabalecidas no manual de cada fabricante. Também existem os Acm com pintura Kynar, que possuem mais camadas de verniz e tem a sua garantia estendida de 10 a 15 anos de acordo com cada fornecedor. Ademais, considerando a resistência adquirida pela chapa após a pintura, os painéis podem ser aplicados em áreas externas, na medida que possui grande durabilidade contra intempéries.  

São encontradas com mais facilidade nas medidas 5,00×1,20 e 5,00×1,50m.

Fachada em ACM

Além dos benefícios já enumerados acima, as chapas de ACM ainda possuem as seguintes vantagens:

  • Versatilidade, podendo ser utilizada para diversos fins;
  • Flexibilidade, possibilidade de ser moldada e curvada;
  • Facilidade de manutenção e limpeza;
  • Resistência, elevada durabilidade dados aos materiais que compõem a chapa;
  • Leveza;
  • Praticidade, a fixação das peças de ACM são simples e rápidas;
  • Alta durabilidade, a pintura a base de poliéster garante maior resistência ao material;
  • Resistência termoacústica.

Fonte:
https://blog.actos.com.br/8-beneficios-para-usar-chapas-de-acm/
https://daybrasil.com.br/categoria/acm-chapas-aluminio-composto/
https://www.terzian.com.br/aluminio-composto-acm-preco

Precisa de ajuda? Converse conosco