Placas de Obras

Você sabia que as placas de obra não são somente para informar o nome do responsável pela obra e que é de extrema importância a apresentação delas? Pois bem, as placas tem grande importância e significado nas construções, principalmente no quesito de segurança.

Em meio a cidades, sempre as vemos em construções, sejam elas de casa, comércios, galpões e obras em meio a pista de tráfego de automóveis. Inclusive, em áreas de maior acesso de pessoas, é muito comum, por exemplo, nos depararmos com placas de obra em BH e em outras grandes cidades.

São utilizadas para divulgação de empreendimentos, informação dos dados da obra, identificação de obras do governo. As placas de obra possuem estrutura simplificada, com face em chapa galvanizada ou em lona frontlight. São fabricadas de acordo com a medida e projeto de cada cliente.

Porque ter placas de obra?

A placa de obra, também conhecida como placa de identificação tem o objetivo de alertar quem passa pelo local ou transita diariamente que ali, que está sendo prestado algum tipo de serviço por profissionais ou técnicos especializados.

Segundo o art. 16 da Lei Federal nº 5.194/66, a placa de obra é um mecanismo de valorização profissional, pois permite a divulgação do trabalho profissional de sua autoria. Sendo de responsabilidade do responsável o fornecimento dessa informação.

Algumas situações são necessárias, como dando importância ao art. 14 da Lei n° 12.378, de 2010, que estabelece a obrigatoriedade do arquiteto e urbanista indicar, em documentos, peças publicitárias, placas ou outros elementos de comunicação dirigidos a clientes, ao público em geral e ao CAU/UF, o responsável técnico por projetos, obras e serviços de Arquitetura e Urbanismo.

Portanto, qualquer obra ou serviço que for prestado, segundo o art. 16 da citada lei, é obrigado a colcoar e dar manutenção em placas em obras, instalações e serviços de engenharia, arquitetura ou agronomia.

Informações obrigatórias nas placas de obras

Além de ser obrigatória em algumas situações, como já mencionamos, existem informações específicas que devem constar na sua placa de obra. Veja quais são:

  • Nome do responsável profissional técnico
  • Título profissional
  • Placa de obra crea MG, Nº de registro no Crea
  • placa de obra CAU MG
  • Caso tenha, o nome da empresa
  • Número da(s) ART(s) correspondente(s)
  • Dados para contato como :telefone, endereço , email dos encarregados executores.
  • Descrição dos serviços que será prestado pelo profissional responsável

O não cumprimento dessas obrigações acarreta em multa, segundo o Art. 23, que diz que “A violação do direito moral do autor de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado na utilização de sua obra ou em anúncios publicitários deve ensejar o pagamento de multa de 5% a 10% (cinco a dez por cento) do valor dos honorários profissionais referentes à elaboração da obra intelectual, calculados com base nas tabelas oficiais aprovadas pelo CAU/BR.”

Tamanho padrão para placas de obras

Segundo o CONFEA, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, alguns requisitos devem ser seguidos em relação às dimensões da placa de obra. O principal é quanto ao tamanho mínimo da placa, que deve ser de 1,00m x 0,50m, devendo ser afixada no local da obra.

Além disso, vale lembrar que é fundamental e determinado por lei que as informações devem ser legíveis. Ou seja, é preciso ficar atento ao tamanho das letras e à disposição das informações para evitar sofrer com multas. Por isso, muitos profissionais buscam por uma agência especializada em comunicação visual, para garantir que a placa estará conforme a lei determina.

Tipos de placas de obra

Como vimos acima, as placas para obras são utilizadas para divulgação de empreendimentos, informação dos dados da obra e identificação de obras do governo. Elas possuem estrutura simplificada, com face em chapa galvanizada ou em lona frontlight, sendo fabricadas de acordo com a medida e projeto de cada cliente.

Veja abaixo os principais tipos de placa de obra construtora:

  • Placa de obra de engenheiro civil
  • Placa de obra de arquiteto
  • Placa de obra CREA MG
  • Placa de obra residencial
  • Placa de obra prefeitura
  • Placa de obra responsável técnico
  • placas para loja em BH

Nós da Profix somos especializados em comunicação visual, garantindo qualidade e destaque na elaboração de placas de obra. Além disso, também somos referência na fabricação de Painel Backlight, fachadas, letreiros em alto relevo, dentre outros serviços.

Você é algum responsável técnico e está procurando por uma empresa de placas de obra? Entre em contato conosco e tenha destaque e sobretudo qualidade garantida com os serviços da PROFIX.

Fale com um consultor